Dicas de bem-estar

Respostas a muitas dúvidas sobre o bem-estar de nossos cães:     

ALIMENTAÇÃO

– Escolha um lugar para deixar sempre a vasilha de comida e a de água. Lembre-se que os fihotes comem várias vezes ao dia! Deixe sempre comida à disposição do seu amigão! Imagine se um dia você acaba chegando mais tarde? Coitado do seu amigão que ficou esperando com a barriguinha roncando até você chegar! Seu amigo não sabe preparar um sanduíche! Com exceção, claro, de casos de dieta alimentar!

– A vasilha de água é muito importante! Troque a água da vasilha pelo menos uma vez ao dia e dê água filtrada. No verão, tente colocar uma pedrinha de gelo na vasilha de água, ele vai adorar!

– Os cães bebem bastante água! Então fiquem atentos para recolocar a água. Caso seja necessário, tenha mais de uma vasilha de água à disposição do seu cão.

– Não se esqueça de lavar as vasilhas de comida e água regularmente.

– Vasilhas de barro mantêm a água bem frenquinha! É uma ótima dica para lugares quentes!

– A ração seca é completa e tem tudo que ele precisa. Sempre compre ração em pacotes fechados (as que ficam abertas nas lojas podem causar doenças sérias). Se quiser, você pode incrementar a ração seca com uma molhada.

– Lembre-se de deixar sempre o saco da ração seca fechado (com um pregador, por exemplo) ou em vasilhas (mantenha sempre na embalagem original) para manter a ração fresca e, caso compre também comida molhada em lata, guarde-a depois de aberta na geladeira, em um recipiente de plástico ou vidro, mas nunca deixe-a na lata dentro da geladeira!

– Muitos cães gostam de comer grama, faz bem para a digestão. Muitos, inclusive, comem quando estão com dor de barriga. Mas MUITO cuidado com algumas plantas porque são tóxicas e podem inclusive matar seu aumigão!! Lembre que ele é como uma criança! Só que não “cresce”! Então somos nós que temos que protegê-los dos perigos!

BANHEIRO

– Muitas pessoas preferem que seus cães façam seus pipis e popis na rua durante o passeio. Lembrem apenas de levar saquinhos e/ou jormal para catar o popis da rua!

– Mesmo os cães que fazem seus pipis e popis na rua precisam de um lugar em casa que seja adequado para isso pois, imagine em um dia de muita chuva, ter que sair porque seu cãozinho supõe que seja “errado” fazer em casa? Então, escolha um cantinho legal, coloque folhas de jornais e ensine seu aumigão que ele pode usar aquele lugar como banheiro. Esse local tem que ser longe de onde a comida ficará! Senão seu amigo vai escolher outro lugar para fazer e você terá dificuldades! Ensine SEM bater ou brigar, pois ele tem que associar como algo bom! Se ele associar como algo ruim não vai querer nem chegar perto dali!! 

– Para quem adotau um filhote e está com dificuldade para ensinar o local correto, existe em pet shops e mercados um produto chamado “Pipi dog”. É só pingar algumas gotas no local escolhido para banheiro do seu melhor amigo e mostrar para ele!
Outra boa dica é, quando ele fizer no local errado, molhar um jornal no próprio pipis e levar o bebê e jornal para o local correto, colocar o jornal no local, apontar e falar: -”aqui!” e deixar o bebezuco cheirar para reconhecer o cheiro!

Lembre: SEM brigar ou bater!!! E nada dessa lenda de esfregar o focinho! Eles ficam confusos e vêem isso como agressão! É necessário lembrar que são seres inocentes e que precisam aprender! E nós temos que ter paciência para ensinar!

BRINQUEDOS

– Cães AMAM brinquedos! Existe hoje toda sorte de brinquedos! Entre em uma pet shop e se divirta escolhendo alguns para seu melhor amigo!

– Evite brinquedos que possam machucar como objetos com pontas e cordinhas!

– Evite também os prendedores de cabelo, elásticos, fitas e objetos muito pequenos que possam ser engolidos! Objetos perigosos podem levar seu amigão a precisar de uma cirurgia e podem levar à morte!

SAÚDE

 – NUNCA auto-medique seu cão!!! Sempre consulte o veterinário antes de aplicar qualquer medicamento! Quando ficamos doentes, vamos ao médico, certo? Assim também deverá ser feito com seu cão!!

– Importante: NÃO use remédio para carrapato e ou pulgas no seu cão antes de consultar o seu veterinário, pois ele pode ser fatal. O fato do seu vizinho ter usado no dele e ter funcionado não quer dizer que será bom para o seu cão!

– Se ele estiver se coçando muito, aplicar um antipulgas na nuca (daquele líquido que vem numa bisnaga). No mercado existem produtos como Advantage, Frontline, Revolution e Mypet. São caros, mas resolvem bem o problema. MAS SEMPRE CONSULTE ANTES O SEU VETERINÁRIO!

– As pulgas podem transmitir algumas verminoses e carrapatos podem transmitir doenças que podem levar seu cão à morte, por isso seu controle é fundamental!!

– Vermifugue seu cão periodicamente! Alguns veterinários recomendam que isso seja feito a cada 3 meses. Não deixe de vermifugá-lo pelo menos duas vezes ao ano. Mesmo o cão que não vai à rua precisa ser vermifugado, pois não podemos esquecer que nós vamos à rua e trazemos em nossos sapatos todo tipo de sujeira!

– Se seu cão ainda for filhote, ele possui dentes de leite, que eventualmente irão cair sozinhos. Não se assuste, isso é normal! Aos poucos, os dentes definitivos irão crescer.
Nessa fase o ideal é que o cão tenha muitos brinquedos e principalmente ossinhos caninos de pet shop para ficar roendo e brincando!

– Não se esqueça de esterilizar o seu cão. Hoje já se faz a esterilização precoce! À partir dos 2 meses de idade seu cão já pode ser esterilizado!

Hoje já se provou que a esterilização precoce previne doenças graves como câncer em machos e fêmeas e a piometra, nas fêmeas!

Se ele for macho, isso evitará que ele fuja, se envolva em brigas, deixando-o tranqüilo. Se for uma fêmea, a castração evitará o nascimento de MUITOS filhotes. Pense nisso: uma única cadela pode gerar dezenas e até centenas de filhotes durante a sua vida! Para que gerar mais filhotes, se já existem tantos nas ruas e nos abrigos de animais, esperando por uma adoção?!

– Saúde bucal: alguns veterinários recomendam que se escove os dentes do cão diariamente, porém a grande maioria dos donos acaba não fazendo, por falta de hábito, tempo ou até dificuldade de manuseio do animal. A ração seca, biscoitos caninos e ossinhos caninos (os de pet shop!) auxiliam no controle da placa e do tártaro (que dão mal hálito), mas é recomendável que se faça periodicamente um procedimento de limpeza bucal na clínica veterinária. Esse procedimento é feito sob anestesia e o animal é liberado no mesmo dia.

– Acabando com a lenda: Cães SRD (vira-latinhas) PRECISAM DOS MESMOS CUIDADOS QUE OS CÃES DE RAÇA! O que acontece é que como existe nos virinhas a variabilidade genética, então eles possuem mais resistência, ou seja, caso fiquem doentes, têm chances maiores de recuperação. Mas precisam também de vermífugos, vacinas, ração de qualidade e muito amor e proteção!! Se não forem bem cuidados e protegidos, também adoecerão!

BANHO

– Se seu cão é peludo, o ideal é que vá a uma pet shop para fazer tosa higiênica, ou total, periodicamente. O tempo vai depender da velocidade de crescimento dos pêlos! Quando levá-los para o banho e tosa, até ter total confiança no profissional,  procure ficar ao lado, pois são muito comuns, infelizmente, casos de tosadores que batem nos cães e até causam a morte! 

– O seu amigão pode até não querer tomar banho, mas depois vai adorar ficar cheiroso e domir como bebê!

– Se é possível dar banho no seu cão em casa, é importante lembrar de proteger os ouvidos! Pode ser com um chumaço de algodão colocado delicadamente nos ouvidos para evitar que a água entre!
Lembre-se de jogar água delicadamente na cabeça para evitar que entre água nos ouvidos e que isso acabe gerando uma otite super dolorosa para seu cão!

– Hoje existem no mercado inúmeros produtos para dar banho no seu cão! Procure usar sempre um sabonete ou shampoo neutros. Jamais use sabão de coco comum! Eles ressecam a pele dos cães e acabam causando alergias e muita coceira!! Se for usar sabonete de coco, use da Granado!

– Seque-o primeiro com uma toalha e depois ao sol ou com um secador (mas cuidado para não queimá-lo). Se estiver usando qualquer produto no banho para combate de pulgas, carrapatos e sarnas, seque seu amigo à sombra e apenas com toalhas!

SEGURANÇA

– Quando for sair de casa com seu aumigão SEMPRE use coleiras! Mesmo cães muito educados podem sim se assustar ou resolver ter uma atitude daquelas que nunca imaginaríamos! Infelizmente são muito comuns casos de acidentes como atropelamentos, brigas e até ataques, mesmo de cães adestrados! Coleiras funcionam como “cinto de segurança”, pois evitam muitos acidentes!

– Coloque uma medalha de identificação no seu cão! Em caso de uma fuga acidental ficará mais fácil o retorno para o lar! Uma boa dica são as medalhas da Bayer, que possuem inclusive um telefone 0800 para contato. É super baratinha!Maiores detalhes no site  http://www.bayerpet.com.br/anjo_da_guarda/default.aspx

-Lembrem-se: Eles são como crianças! A segurança deles está em nossas mãos!!

VACINAS E VERMIFUGOS

– Cães precisam tomar as seguintes vacinas:

Polivalente:

1ª dose: aos 45 dias de idade, 2ª dose 30 dias após a primeira dose, a 3ª dose 30 dias após a segunda dose! A vacina polivalente TEM que ser reforçada anualmente!!

Anti-rábica:

Aos 4 meses de idade e reforço anual!!

NÃO VACINE SEU CÃO SE ELE ESTIVER COM QUALQUER TIPO DE MAL ESTAR, DIARRÉIA, FEBRE, APATIA, ETC!!

NÃO USE VACINA DE PET SHOP: ELAS NÃO FUNCIONAM!!!! VACINA QUEM DÁ É VETERINÁRIO!!

– Dê vermífugo pelo menos duas vezes ao ano (sempre na mesma época). Verifique na bula a dosagem correta (de acordo com o peso dele).

– Em caso de dúvidas sobre seu novo amigo, consulte um veterinário!

Texto reproduzido do site www.familiauquimia.com.br

Anúncios

Uma resposta to “Dicas de bem-estar”

  1. carla 13 de agosto de 2014 às 10:44 #

    Ameeeeeei a pagina ,me ajudou mt.obg:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: