Como educar seu cão

10 dicas para educar seu cão
 
É muito comum que donos de cães acreditem que se dedicarem carinho e cuidados básicos ao animal, tudo vai ficar bem e o cachorro será feliz e educado. Infelizmente não é tão simples assim.
 

Em princípio você pode pensar que “educar” um cão seja uma tarefa árdua e complicada. Muitos também pensam dessa forma. Alguns cuidados são necessários para ter você tenha um cão com um comportamento equilibrado.

O dono deve estabelecer uma relação de respeito e confiança com o animal.

Por mais difícil que seja, tudo começa a partir do tipo da relação que voce terá com o seu cachorro. Dar carinhos e mimos em excesso é algo que nos faz bem (realmente é prazeroso). No entanto, sem uma educação adequada, com o tempo, acredite, problemas e incomodos irão surgir. Para evitar qualquer dificuldade na relação entre você e o seu cão, você pode seguir 10 dicas simples que irão auxiliar você nessa caminhada.

1 – Eduque e estabeleça regras desde cedo ao seu cão. Independente da idade, todos irão aprender qual é o proprio limite, o importante é começar assim que chegar no lar onde irá viver por toda a vida. É claro que cães mais velhos exige mais dedicação, pois possuem alguns hábitos já definidos e precisam deixar de fazê-los.

2 – Uma educação firme não quer dizer que tenha que existir agressividade. O respeito deve ser sempre presente, para um bom resultado é necessário que seja combinado o respeito com gentileza, motivação com dedicação. Bastando muitas vezes apenas cinco minutos diários para se ter o resultado desejado.

3 – Preste SEMPRE atenção no comportamento do seu cão e como este reage aos seus comandos, pois se ele não obedece em sua residência, fora dela, não será diferente. Então, seja firme sem ser agressivo e reforce com carinho ou petisco apenas o quando o cão fizer o que você deseja. Assim, ele logo irá perceber que se lhe obedecer irá ser recompensado.

4 – Seja sempre mais teimoso que o seu cão, aprenda a controlar as suas emoções e firmeza em sua postura e voz. Nunca eduque o seu cachorro quando estiver nervoso, com raiva ou impaciente. Não será assim que terá o seu respeito.

5 – Procure socializar o cão com o maior numero de pessoas, animais e ambientes que lhe for possível. Quanto mais cedo e maior for essa experiência, mais sociável ele será e menor serão os riscos de acidentes.

6 – Quando usar o nome do cachorro, jamais utilize-o junto a castigo ou qualquer tipo de repressão. O nome deve sempre ser associado a motivação ou qualquer tipo de ação positiva, se fizer o oposto, algo que infelizmente é comum, o cão irá hesitar e até mesmo evitar de se aproximar toda vez que você chamá-lo por seu proprio nome.

7 – Jamais esqueça de praticar atividade física com o seu cão. Além de ser uma ótima ferramenta na diminuiçao de ansiedade e manutenção de sua saúde, o exercício tambem tras benefício para você, que o pratica junto ao cão, reforça os laços nessa relação que deve ser cada vez melhor construída e diminui comportamentos destrutivos.

8 – Todos os membros da família devem participar dessa educação. Por que se as ordens e os limites não forem bem definidos, o cão ficará confuso e não saberá como agir. Quando os membros da família agem como uma unidade, não existem incomodos.

9 – Seja regular nas idas ao veterinario, respeite a cartilha de vacinação e procure sempre manter o cão saudável. Quando se conhece o cão, o menor desvio de comportamento é sinal de que algo está errado e muitas vezes isso é causado por dores ou doenças.

10 – Ao educar o cão, sempre deve se preocupar com o momento certo de reforçar um comportamento. Um reforço mal feito, é capaz de desfazer todo um bom trabalho. Só dê atenção quando o cachorro faz algo que você realmente deseje. Um bom exemplo seria: ao chegar em casa e o cão pula em você, em vez de procurar afastá-lo, simplesmente o ignore e só dê atenção quando ele se acalmar. Desta forma, o cão aprenderá que só irá receber atenção se ele se manter calmo e tranquilo.

Você pode dar carinho e atenção, mas nunca esqueça que deve ser em momento adequado e jamais deve agir por impulso. Ao educar um cão recém-chegado, estará evitando um problema amanhã. O que nós desejamos é que essa relaçao seja a mais duradoura e agradável que lhe for possivel.

Texto retirado do site: www.apaixonadoporcaes.com.br

Anúncios

11 Respostas to “Como educar seu cão”

  1. valeria caetano oliveira 28 de setembro de 2012 às 23:22 #

    Minha cachorra chama-se Nina e gostaria muito que ela fosse mais obediente pq ela perturba, todos os vizinhos já reclamaram dela que late muito e não sei mais o que fazer.Não gostaria de me desfazer dela pq a amo muito mas não estou vendo outra solução pq moro de aluguel e a dona da casa já se queixou algumas vezes e tenho medo dela me pedir a casa pq no momento não tenho condições de mudar por favor me ajudem.Obrigada e aguardo resposta.Bjs e até mais

    • larpapum 21 de novembro de 2012 às 13:01 #

      Olá Valéria,
      o que recomendamos é que você procure um adestrador. Caso não tenha condições financeiras de pagar por aulas, na internet hoje existem muitos sites sobre o assunto, com dicas e sugestões!
      Não se desfaça da sua amiga, eles são como crianças, cabe a nós educa-los!

  2. Nayara 22 de novembro de 2012 às 13:59 #

    Meu cachorro tem 3 meses, ele não me obedece com nada, sempre que eu chingo ele por fazer uma coisa errada, ele começa a latir e não para mais. Ele comeu a flor da minha mãe, um pedaço do raque da minha tia, faz suas necessidades dentro de casa.. Isso me deixa louca. Me ajude por favor. Muito obrigada.. Aguardarei a resposta.

    • larpapum 22 de novembro de 2012 às 14:47 #

      Oi Nayara, o único problema do seu cachorro é que ele é muito jovem. Você tem que pensar nos cães fazendo um paralelo com os bebês humanos. É a mesma coisa que deixar um bebê de 6 meses sem fraldas e reclamar pq ele não vai até o banheiro fazer no vaso sanitário. Existe uma idade certa para começar a ensinar um cão e, mesmo assim, é preciso paciência e repetição. Gritar não vai adiantar nada.
      Quanto a roer, eles têm essa necessidade, assim como os bebês humanos, que colocam tudo na boca. Principalmente na fase de troca de dentes. Não adianta brigar e dizer que ele não pode morder, ele VAI morder alguma coisa, então concentre-se em mostrar pra ele quais coisas ele pode roer. Quando ele estiver roendo um móvel ou sapato, dê a ele um brinquedo ou osso. No dia que ele pegar sozinho o osso ao invés de uma coisa que não podia, faça festa.
      Premia-lo quando acerta funciona muito mais que puni-lo quando erra. Tudo que os cães querem é nos agradar, por isso a chave do adestramento é ignorar quando há mau comportamento e premiar o bom comportamento.
      Meu conselho é que você procure ajuda profisional. Se não puder pagar por aulas, procure sites especializados na internet, hoje é fácil encontrar dicas.
      Seja determinada e faça a sua parte, acredite, quando uma criança tem hábitos de higiene questionáveis e é mau educada a culpa é dos pais que não a educaram, todo mundo concorda com isso. Com os cães não é diferente!

  3. DJANIRA IZIDIO CABRAL DOS SANTOS 1 de agosto de 2014 às 19:17 #

    ha quero ser madrinha tambem….

  4. HELOIZA ALVES DE AZEVEDO 9 de julho de 2015 às 23:13 #

    Olá sou Heloiza e tenho um barce de 7 meses mais ele è muito agitado e teimoso meus pais ficam loucos e querem se livrar dele. Mais eu o amo muito por favor me ajudem aguardo a resposta . OBS: ELE E BARCÊ

    • larpapum 5 de agosto de 2015 às 10:04 #

      Olá Heloiza, o comportamento dos animais é um reflexo da educação que damos ou deixamos de dar aos cães. Alguns são meia fáceis de educar que outros, como crianças. Para casos em que a familia não consegue controle, indico que leiam sobre o assunto, aprendam as formas corretas de corrigir as coisas erradas e recompensar as certas. Se vocês não se sentirem capazes de educa-lo sozinhos e precisarem de ajuda, contratem um profissional adestrador com indicação. Não entregue seu animal na mão de um curioso não habilitado, ele pode ficar ainda pior.
      Att.,
      Isabella

  5. jose reginaldo da silva 3 de novembro de 2015 às 11:11 #

    gostei das dicas sobre educação dos cães,muito obrigado!

  6. edson gimenis 27 de dezembro de 2015 às 15:16 #

    Ola , gostaria de saber qual a idade ideal para começar a educação de um cão??? E estou enfrentando um problema , não consigo ensinar minha cachorrinha a fazer suas necessidades no local certo, ela fica dentro de casa e todos os dias ela faz em um lugar diferente !! Obrigado

  7. Ivani Melo 15 de janeiro de 2016 às 14:01 #

    Olá, tenho uma linda cachorrinha de nome Nina, ela tem 6 meses e como toda criança humana ou não, ela é bem levada e brincalhona. Coloco o tapete higiênico para suas necessidades, porém, ela só faz xixi ( as vezes, ela erra o alvo, mas sei que foi na direção do tapete) o coco ela faz em qualquer lugar da casa e isso eu gostaria muito de mudar nela, o que eu faço?

  8. Daniel 24 de maio de 2016 às 11:03 #

    Muito obrigado por essas dicas, eu vou começar a treinar o meu cachorrinho e isso vai dar muito jeito! Encontrei também este artigo:http://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-educar-cachorros-21099.html, muito interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: